Iniciativas ampliaram o acesso, reduziram filas e fortaleceram a assistência
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba encerra 2025 com avanços importantes em toda a rede. Lançado em fevereiro para acelerar o número de consultas e exames, o Agiliza SUS ultrapassou 100 mil atendimentos, um feito histórico para a saúde da cidade. O programa, que organiza o percurso do paciente desde a consulta inicial até a realização de exames, procedimentos e pequenas cirurgias, ajudou a reduzir filas, acelerar diagnósticos e aumentar a resolutividade das unidades.
As unidades de urgência e emergência mantiveram volume elevado de atendimentos, com 218.830 registros na UPA 24h, 201.971 no CS 24h, 117.796 no CSI 24h e 14.408 ocorrências atendidas pelo SAMU, totalizando 552,9 mil. Ao todo, 313,3 mil vacinas foram aplicadas ao longo do ano.
A secretaria também avançou em obras e readequações. Foram realizadas reformas e ampliações na UBS+ Centro, UBS Mônica, USF Miray e CS 24h, além de melhorias estruturais na UPA e na USF América. A base descentralizada do SAMU ampliou a cobertura territorial, e cinco novas ambulâncias foram entregues para renovação da frota.
A modernização da gestão da saúde incluiu a implantação da regulação descentralizada nas unidades, a criação do call center da regulação e a informatização da atenção primária com prontuário eletrônico e unificação de fluxos. O município também recebeu a certificação Nível Esmeralda como Cidade Abraçar, em reconhecimento às boas práticas no cuidado respiratório.
A Vigilância em Saúde registrou redução de quase 95% dos casos de dengue em comparação a 2024, ampliou coberturas vacinais e melhorou indicadores de mortalidade infantil. No setor de zoonoses, 323 cães e 137 gatos foram adotados.
O ano reuniu ainda ações de participação popular e iniciativas intersetoriais, como a elaboração do Plano Municipal de Saúde Participativo, a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e atividades do Programa Saúde na Escola, da van Atende+ Cidadania e Saúde e do Mãe Itaquá. O 2º Prêmio Profissionais do SUS e a 1ª Mostra de Experiências Exitosas valoriza servidores e projetos da rede.
A qualificação dos profissionais também foi prioridade. Equipes participaram de capacitações sobre o transtorno do espectro autista, primeira infância, saúde mental, esporotricose e projetos em parceria com a Fiocruz e o Sebrae. A rede ampliou campos de estágio, atualizou protocolos assistenciais e implantou a residência médica.
“Encerrar o ano com mais de 100 mil atendimentos pelo Agiliza SUS mostra que a nossa rede está mais organizada e rápida. Essa é a Itaquá que queremos e que estamos construindo”, destacou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
“Mais do que ampliar os atendimentos, conseguimos dar mais dignidade aos pacientes com estruturas novas e modernizadas. Quem vê nosso sistema municipal, percebe a diferença e o avanço dos últimos anos”, acrescentou o chefe da pasta, Gabriel Rocha.
“Nosso maior empenho, entre todos os serviços disponibilizados pela prefeitura, é a saúde. O foco se deve à situação que encontramos a cidade, mas agora ela já é outra. Uma população bem cuidada é uma população feliz, com saúde e que vive a cidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.



















