A EMEB Benedito Vieira da Mota em parceria com a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp) realizou na sexta-feira, 14, uma palestra ministrada pela aluna Alana Barbosa dos Reis, do curso de Engenharia de Produção para os alunos da escola. A ação é parte integrante do conteúdo de atividades da disciplina de Projeto Integrador, aonde os alunos concretizaram uma atividade tendo como tema coleta seletiva, projeto em que desenvolveram lixeiras devidamente identificadas para o recebimento de materiais recicláveis. O objetivo do Projeto é implementar a coleta seletiva na escola e por consequência na sociedade.
A palestra abordou a conscientização de ações sobre a coleta seletiva e materiais recicláveis. Assunto de extrema relevância para tornar nossos alunos mais críticos e assim envolvê-los num contexto de plena cidadania e participação no meio em que vive, destacou a diretora da EMEB Benedito Vieira da Mota, profª Eliane Glébia Ramalho Ramos.
Ainda segundo Eliane, a palestra veio de encontro ao projeto “Meu meio ambiente, parte do mundo que me hospeda”, sendo este desenvolvido em parceria com a EMA Nelson Barreto da Silva, ação em que os professores trabalham a conscientização dos alunos a respeito do desperdício de alimentos e a conservação dos espaços comuns, levando em consideração as sugestões e opiniões dos próprios educandos. Cabe ressaltar que dentre as ações do Projeto do grupo, além da palestra foram colocados lixeiras de coleta na escola.
Todos os professores da unidade escolar participaram da palestra com seus alunos e relataram a satisfação de unir assuntos importantes trabalhados em sala de aula, como meio ambiente, coleta seletiva e reciclagem.
Segundo a orientadora do Polo de Itaquaquecetuba da Univesp, Ana Paula Scher Lima é de suma importância o projeto desenvolvido pelos alunos. “Cada vez mais o meio ambiente vem sendo degradado se fazendo urgente conscientizar as gerações futuras sobre o quanto é fundamental preservar a natureza para continuarmos recebendo tudo que ela nos oferece de melhor.”
De acordo com o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, esta parceria é muito importante, pois a temática do meio ambiente é um dos temas transversais previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nesse sentido todas as ações que potencializam esse assunto, contribui de forma significativa na formação integral do aluno. Do mesmo modo, a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, destacou a relevância da ação na medida em que os temas transversais trabalham a realidade das crianças e, desta forma, o aprender sobre a realidade envolve questões de transformações sociais, visando um mundo melhor.