Os alunos da escola municipal Joaquim Perpétuo tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira, 6, as crianças foram conhecer as instalações da empresa de ônibus Expresso Planalto.

A experiência teve início com a apresentação de vídeos educativos, em seguida os alunos visitaram as salas de monitoramento e controle de tráfego. Além disso, os monitores da empresa levaram as crianças para conhecer o funcionamento da borracharia, da oficina e também mostraram como os ônibus são lavados pelas máquinas automáticas, onde todos puderam acompanhar do lado de dentro do veículo como funciona o mecanismo.

A ação faz parte de uma parceria entre a empresa Expresso Planalto e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), visando ampliar o conhecimento dos alunos.

De acordo com Daniel Domingos de Oliveira, Técnico de Segurança do Trabalho, o objetivo do projeto da empresa é apresentar o funcionamento de uma empresa de transporte coletivo.

“As crianças conhecem apenas o transporte como usuários, não sabem como é a manutenção, a limpeza, o Recursos Humanos, os treinamentos que são realizados e o monitoramento, nossa ideia é estender essa ação a todas escolas para que todos alunos possam saber um pouco do nosso trabalho”, disse Oliveira.

O secretário de Educação, Fabiano Novais, elogiou a proposta da empresa e disse que parcerias como essa ampliam o conhecimento de mundo dos alunos.

“Essa parceria com a Expresso Planalto irá ampliar o conhecimento dos alunos, não apenas entendendo o funcionamento de uma empresa de transporte, mas também sabendo como trabalha um motorista, um mecânico, um profissional de Recursos Humanos, entre outras profissões, e isto é enriquecedor”, comentou Novais.

Na próxima semana está prevista mais uma visita à empresa, a própria Expresso Planalto realiza o transporte das crianças na ida e na volta.