Começou nesta quinta-feira, 30, os trabalhos da Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba na orientação e elaboração de boletins de ocorrência na base do bairro Parque Piratininga. Através desta medida, moradores dos bairros Parque Viviane, Chácara Coqueiro, Jardim Tropical, Chácara São Miguel, entre outros, também serão assistidos pela iniciativa.
Esta será a primeira unidade a oferecer essa ferramenta de utilidade pública que vem através de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Civil. O objetivo é que em breve, todas as bases fixas da GCM disponham de acesso ao site da Secretaria Estadual de Segurança, onde a população poderá registrar boletim de ocorrência online com o auxílio dos guardas municipais.
O prefeito Dr. Mamoru Nakashima acompanhou o início dos trabalhos e destacou a importância do serviço que será prestado à população.
“Disponibilizar essa estrutura será importante para facilitar o acesso da população aos boletins, nossos GCMs estão preparados para atender e orientar as pessoas que buscarem pelo serviço”, comentou.
Também estiveram presentes no primeiro dia de funcionamento, o secretário municipal de Segurança, Alexandre Siqueira e o vereador Carlos Alberto Santiago Gomes Barbosa, o Santiago, além de membros da GCMI.
“Esta disponibilização de serviço é de suma importância principalmente para as pessoas que não possuem um aparelho de computador com internet em sua residência e que teriam que se deslocar para alguma lan house ou algum departamento policial para o registro de ocorrência”, disse o secretário Siqueira.
Entre os boletins que poderão ser elaborados estão roubo/furto de veículo, roubo/furto/perda de objetos ou documentos, ameaça, injúria, calúnia, difamação, desaparecimento de pessoa, entre outros.
A segurança do Parque Piratininga e dos bairros vizinhos está sendo reforçada pela Prefeitura. Um sistema de câmeras de monitoramento será implantado nos próximos meses, em pontos estratégicos – como praças, escolas, estradas e saídas dos bairros-, visando à preservação da ordem pública a investigações policiais através da identificação de agentes criminosos, dando suporte e colaborando com o trabalho da Polícia Militar, que é de responsabilidade do Governo do Estado.