A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba já iniciou a campanha de vacinação contra o sarampo, visando alcançar o público ainda não imunizado contra a doença.

A campanha terá duas fases. Na primeira, que vai até o dia 25 de outubro, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade, para crianças entre seis meses e cinco anos de idade. No dia 19, sábado, haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso de pais e responsáveis que trabalham durante a semana.

A segunda fase da campanha será focada em jovens de 20 a 29 anos, e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro. O “Dia D” dessa fase está programado para 30 de novembro.

Vale ressaltar que a campanha de vacinação é realizada de forma seletiva, ou seja, é verificado se a dose é necessária a partir da checagem da caderneta de vacinação. Em caso de dúvida, o munícipe deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para mais informações.

As vacinas a serem utilizadas durante a campanha são a tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola –, no caso das crianças, e a dupla viral – contra sarampo e rubéola – no caso dos adultos jovens.

Precauções e contraindicações

A Secretaria de Saúde orienta que, no caso de febre moderada ou grave, é conveniente adiar a vacinação até a resolução do quadro. Se a pessoa recebeu transfusão de sangue ou derivados, a aplicação da dose também deve ficar para depois.

A vacina é contraindicada a crianças menores de 6 meses, grávidas, pessoas que apresentaram reação à dose anterior e pessoas com doenças congênitas ou em tratamento prolongado. Em caso de dúvida, o médico deve sempre ser consultado sobre a conveniência da aplicação.