Você sabe quais são os cuidados e a atenção necessária para atendimento aos idosos? Pensando em tirar as dúvidas para quem quer trabalhar nessa área ou tem algum familiar na melhor idade que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caiuby ofereceu a oficina de Cuidador de Idosos em parceria com a Univeritas. A ação aconteceu nesta segunda-feira, 7, e foi ministrada pela professora Marli Reinaldo. A atividade foi totalmente gratuita e os participantes receberam certificação. 

A abordagem trouxe os temas: qualidade de vida frente ao idoso; o reconhecimento das alterações do corpo com o passar da idade e a percepção dessa mudança e favorecimento da saúde mental e física. Marli enfatizou a importância da incorporação de atividades lúdicas para exercitar a memória e também a necessidade de atenção especial à nutrição com a inclusão de frutas e verduras. “Precisamos evitar alimentos condimentados, açúcar e embutidos como salsicha”, exemplificou.

Segundo ela, é preciso que o próprio cuidador também adquira conhecimento para utilizar de metodologias e evitar que ele mesmo adoeça. Outro aspecto é preservar a autonomia do idoso. “Permitir que o idoso faça o que ele consegue fazer e manter o laço familiar”, explicou a profissional.

A Andressa Janaina Martins Silva, de 31 anos, é frequentadora do Cras Caiuby e cuida da avó que está acamada. “Muito do que se falou aqui me ajudou bastante, tirou as minhas dúvidas e, principalmente, os movimentos para que eu não machuque ela”, relatou. A Sirlene Guimarães, de 43 anos, também participou da palestra. “Essas reuniões que têm aqui no Cras estão me ensinando a ver os idosos de maneira mais carinhosa, diferente e fazer com que eu seja uma cuidador de idosos. Se não particular, pelo menos do meu pai e da minha mãe”.