Para marcar o “Novembro Azul”, mês voltado à conscientização do câncer de próstata, várias ações foram desenvolvidas ao longo da manhã desta segunda-feira, 18, para chamar a atenção dos homens quanto a necessidade de cuidar da saúde. Uma carreata pelo Centro e mobilizações nos bairros Recanto Mônica e Parque Marengo foram organizados pelo Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMII) com apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres e Saúde.

A concentração aconteceu por volta das 8 horas na sede do CCMII e reuniu cerca de 80 participantes que vieram vestidos com camisetas azuis, cor da campanha. A empresa Expresso Planalto cedeu o ônibus temático do Novembro Azul para levar o grupo para os pontos de mobilização. A carreata seguiu rumo ao Centro da cidade e depois na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Recanto Mônica. Lá assistiram a uma apresentação de música dos alunos de Canto e Coral do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Em seguida, a carreata foi em direção a praça do Parque Marengo onde foi realizada um “Aulão Azul” de Ritmos e Zumba. A atividade serviu para incentivar os homens a praticarem atividades físicas e cuidar da saúde, lembrando que estão disponíveis os exames de sangue e toque retal para prevenção do câncer de próstata.

A primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, a dona Jô, foi uma das organizadoras do ato. Vestida com roupas masculinas e nas cores da campanha ela deu um recado aos homens. “Mês passado falamos da prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa e agora voltamos para orientar vocês a também cuidar da saúde. Os homens não gostam de ir ao médico, mas a prevenção é a melhor forma de atingir a cura”, disse.

Participaram do ato os secretários de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), Fabiano Novais, de Assuntos Institucionais, Davi Marques e de Governo, Genival Soares Lima, além do médico geriatra, Roberto Mitio Kato e a coordenadora do CCMII, Lucimar Jardim.