Na última quinta-feira, 6, a Creche Subvencionada Francisca Rodrigues de Moraes, desenvolveu o projeto Meio Ambiente “Terra, ar, fogo e água – elementos essenciais para o brincar”, cujo o público alvo foram os alunos da Educação Infantil  III e IV.  O objetivo da ação foi proporcionar aos pequenos a oportunidade de observar, experiências, analisar e compreender. Despertando a imaginação e a curiosidade das crianças pelos bichos, levando as crianças a experimentar o contato com os animais da fazenda, conhecendo diversas espécies e suas principais características.

De acordo com a diretora, Alessandra Luna de Freitas Soares, a organização do evento ficou a cargo da professora Laura Rodrigues Maia com o total apoio da direção, Karina Cristina Alves da Silva. A diretora explicou que as crianças adoraram a experiência em mexer na terra, vivenciar por meio de recurso didático a vida na fazenda e de certa forma serem estimuladas a cuidar do bem natural, preservando o meio ambiente.

Para Alessandra de Souza Dias, supervisora escolar, referência das Creches subvencionadas, a ação foi muito importante. “Os próprios livros didáticos para esta demanda, do infantil, trazem assuntos pertinentes ao brincar com os elementos da natureza, visando o desenvolvimento da criança,” disse a profissional.

O secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, ressaltou a relevância da atividade. “O brincar é fundamental, sobretudo, com elementos da natureza, pois este momento da vida é que a criança desenvolve o seu caráter emocional e cognitivo, dai a importância destas atividades lúdicas,” concluiu Novais. Já a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou que a educação ambiental é um processo contínuo e permanente que não se limita ao contexto escolar, todavia iniciar este processo na escola e com crianças da Educação Infantil é uma forma eficaz de garantir o desenvolvimento e a disseminação deste tema tão importante para a sociedade.