A Defesa Civil de Itaquaquecetuba abriu inscrições para os interessados em atuar como bombeiro civil voluntário para trabalho em conjunto, já que o foco é que esses profissionais venham somar com a equipe da Defesa.

O processo de inscrição segue até o dia 30 de setembro e é realizado na base operacional da Defesa Civil, que fica na Rua Cabrália Paulista, 100, nas dependências do Parque Ecológico Municipal, no bairro Estação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16h30. Estão disponíveis 30 vagas para este trabalho voluntário.

Podem se inscrever bombeiros civis já formados e com documentação profissional em dia, sendo que a mesma deverá ser apresentada, juntamente com copias do RG, CPF e comprovante de endereço (recente) e uma foto tamanho 3X4.

Após a inscrição, a coordenação da Defesa Civil fará uma entrevista com o candidato e uma reunião para informar a respeito da atuação, que será mediante a disponibilidade do bombeiro civil.

Este tipo de trabalho voluntário está previsto na Lei Municipal nº 3017, de 01 de março de 2013, regulamentada pelo decreto de nº 7070 de 2014, em que ficou instituído o ‘Banco de Voluntários’ organizado a partir de cidadãos que tenham interesse e disponibilidade em desempenhar atividades sociais e comunitárias sob a forma de trabalho voluntário, nos termos da Lei nº 9.608/1998.