Ouvir notícia:
…
Medida integra a Operação Verão e fortalece ações de prevenção e resposta rápida no município
A Defesa Civil de Itaquaquecetuba iniciou o ano intensificando as ações de monitoramento no município. Além do trabalho técnico em campo, o órgão reforça a importância da população se cadastrar para receber alertas de chuvas fortes e tempestades pelo celular como medida preventiva para reduzir riscos e proteger vidas.
A orientação acontece como uma das estratégias da Operação Verão, período caracterizado por maior instabilidade climática, com possibilidade de eventos adversos. Por meio dos alertas, os moradores podem receber informações antecipadas sobre situações de risco e orientações emergenciais.
O cadastro para receber avisos e alertas da Defesa Civil é gratuito e simples. A população pode enviar um SMS com o CEP da área de interesse para o número 40199 e se cadastrar pelo WhatsApp, por meio do (61) 2034-4611.
“Estamos reforçando essas orientações porque apostamos na prevenção e conscientização. Uma população bem informada ajuda a evitar incidentes”, contou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
“O cadastro para o recebimento de alertas é fundamental. Ele permite que a população receba informações em tempo real e possa tomar medidas para garantir sua segurança”, destacou o subsecretário de Defesa Civil, Anderson Marchiori.
Atualmente, a Defesa Civil realiza o monitoramento permanente de aproximadamente 30 áreas de risco, acompanhadas por vistorias técnicas regulares e protocolos de resposta rápida para situações de urgência. O órgão conta ainda com sirenes, alto-falantes instalados nas viaturas e botes de resgate para atuação em ocorrências. Moradores de áreas vulneráveis recebem alertas via SMS e devem permanecer atentos às condições meteorológicas.
“A pauta climática é constantemente conversada no gabinete. Nossa Defesa Civil se mantém ativa no atendimento às demandas dos moradores e também em ações de prevenção”, completou o prefeito Eduardo Boigues.


















