Como socorrer alguém em situação de engasgo? O que fazer caso alguém esteja sendo eletrocutado ao executar algum serviço em casa? Como estancar o sangue em caso de acidentes com objetos cortantes? Essas e outras dúvidas foram sanadas durante uma palestra com bombeiros civis e representantes da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Recanto Mônica / Horto do Ipê, nesta quinta-feira, dia 25 de julho, sobre “Acidentes Domésticos e Primeiros Socorros”.
As orientações e dicas foram passadas na reunião socioeducativa, que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba promove mensalmente para os usuários dos 5 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, conforme informou a secretária da pasta, Fabiana Costa. “Hoje oferecemos mais uma oportunidade de aprendizado, assim como ocorre mensalmente em todas as unidades dos CRAS”.
No encontro desta manhã pouco mais de 100 pessoas participaram e ouviram dicas preventivas dos bombeiros Sérgio e Andrea, que fazem trabalho voluntário através de uma parceria com a Defesa Civil, representada na oportunidade pelo agente Lucas Augusto. Um panfleto informativo também foi distribuído para que os participantes estejam sempre em alerta e saibam o que fazer em situações de risco e quais os contatos para emergências.