Evento discutiu sobre acessibilidade, direitos e inclusão social

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, promoveu na segunda-feira (4) uma palestra para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no domingo (3).

O evento ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi) e reuniu aproximadamente 60 pessoas, que também participaram de uma roda de conversa.

A programação teve início com a palestra “O conhecimento quebra o preconceito e promove oportunidades”, ministrada pela psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itaquá, Gabriela Tainara.

“Nosso maior propósito é trabalhar a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência para construirmos uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.

Na ocasião, especialistas na área puderam ter uma visão ainda mais aprofundada sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. Foram debatidas questões como acessibilidade, direitos e inclusão social. Representantes da Associação Amigos dos Autistas Incondicionalmente (Amai) Azul também marcaram presença.

“Itaquá é uma cidade que promove a inclusão, seja por meio de ações educativas, como essa palestra, ou com ações práticas, na instalação de espaços adaptados na cidade. Vamos seguir trabalhando para uma cidade mais consciente e democrática”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Iniciativas  

Em 2022 foi criado o programa Bolsa e Incentivo ao Trabalho para a Pessoa com Deficiência Intelectual que, como o nome já diz, permite a inserção desse público no mercado de trabalho por meio de convênio com a APAE, que indica assistidos pela instituição. Atualmente há 15 bolsistas em equipamentos municipais e três em empresas privadas.

O programa Itaquá Mais Emprego oferece vagas e incentiva a formação e a contratação desse público para que tenham cada vez mais autonomia e independência. O programa estadual Todas In-Rede, inclusive, promove capacitação e visa empoderar mulheres para que sejam inseridas na sociedade e tenham mais qualidade de vida.

No âmbito educacional, foi inaugurada em 2022 a primeira escola municipal de educação bilíngue para surdos em classe regular no ensino fundamental do Alto Tietê e a rede conta com vans adaptadas para o transporte de estudantes com deficiência.

Há parceria com o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, tablets foram entregues aos estudantes, assim como kits de material escolar adaptado em braile, materiais sensoriais e, no kit de uniforme escolar, tênis com velcro.

A rede também oferece curso de Libras e há um um cronograma formativo para docentes realizarem o atendimento aos estudantes. Realizado nos últimos dois anos, o Quintal da Criança é uma ação que promove musicalização e interação. Vale destacar que na Biblioteca Professor Aroldo de Azevedo há 130 livros em braile.

Um playground adaptado foi instalado no Ginásio Sumiyoshi Nakaharada e a cidade dispõe de atividades físicas e paradesportivas direcionadas como fortalecimento muscular, futebol de 7, circuito de habilidades, atletismo e parabadminton.

Em 2021 foram implantadas 76 rampas de acessibilidade na cidade e, em 2022, o número saltou para 89. Apenas neste ano, foram 180, sendo a maior parte em áreas comerciais que recebem um grande fluxo de pessoas.

As novas obras de infraestrutura e novos equipamentos entregues seguem os padrões e normas de acessibilidade, assim como o site oficial e a frota municipal de ônibus também são acessíveis. No momento, os coletivos estão promovendo a campanha Consciência em Movimento, com layouts que abordam a inclusão e o respeito aos idosos, autistas e deficiências não visíveis.

Neste ano aconteceu o 1° Fórum das Famílias Atípicas para discutir práticas e ideias para o atendimento às pessoas com deficiência e nesta quinta (7), das 10h às 14h, será realizada a 1ª Virada Inclusiva no ginásio da Vila Japão para um dia de atividades acessíveis a todos os públicos.