A Secretaria de Desenvolvimento Econômico iniciou hoje (17), as atividades por meio do “Via Rápida Empresa – VRE/REDESIM”, em Itaquaquecetuba. O serviço é o modo estadual de licenciamento empresarial, dirigido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e consiste em um ambiente virtual que simplifica os processos, desde a abertura das empresas até a emissão de suas respectivas autorizações.

O VRE/REDESIM agrega órgãos como: o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), evitando a andança do cidadão empreendedor por estas unidades e/ou departamentos da prefeitura  para a devida regularização de seu negócio.

“Este é um dia histórico para o município de Itaquaquecetuba já que a partir de agora, com a desburocratização dos trâmites, os procedimentos da estrutura administrativa se tornarão mais rápidos e eficientes, em prol daqueles que desejam investir em nossa cidade”, afirma o prefeito Eduardo Boigues que, em meados de fevereiro, assinou o referido o convênio.

Por determinação do líder do poder executivo no município, com auxílio das demais pastas, a gestão do novo sistema fica à cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEMDE que se adapta para oferecer o serviço “online” de licenciamento de empresas, na cidade.

Com a implantação do novo sistema é possível enxugar o fluxo operacional, reduzir tempos e custos, investir em novas ferramentas de gestão, promover melhores meios de comunicação entre equipes, eliminar o excesso de documentos, entre outras ações que garantem maior controle e segurança dos processos públicos.

 “O VRE/REDESIM chegou para contribuir com a atual política de atração de novas unidades empresariais, o incentivo às empresas já estabelecidas e a geração de emprego pretendida pela atual gestão pública, no município”, conclui o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico – SEMDE, Luciano Dávila.