Os professores da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), participaram do ‘Workshop 2 – Oficina prática de teatro’, do projeto Ecoviver, no sábado (19), evento voltado aos educadores das escolas do sistema municipal de ensino participantes da edição de 2018 da ação.
A referida oficina que aconteceu na cidade de Guarulhos, possibilitou aos profissionais presentes vivenciarem diversas atividades práticas como exercício de respiração, alongamento e jogos teatrais. Na oficina de teatro, os professores foram direcionados a desenvolver uma peça de teatro com seus alunos para a mostra na escola, conforme explicou Elaine Lopes, coordenadora pedagógica do Projeto Ecoviver, responsável pela Região do Alto Tietê.
A formação teve como proposta a de que os educadores consigam trabalhar de forma criativa a etapa das mostras na Jornada Ecoviver, uma vez que a partir da jornada, alunos e professores avançam de pesquisa para ações concretas de sustentabilidade e, ao final, criam uma peça de teatro refletindo todo o processo. “As peças de teatro serão apresentadas, na conclusão dos trabalhos, para a comunidade em mostras artísticas gratuitas nas escolas participantes. Estimular a criatividade, valorizar a produção dos alunos e incentivar que os mesmos se expressem livremente são alguns dos objetivos das mostras do Ecoviver”, disse a coordenadora pedagógica do projeto.
Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a mediação de temas como o meio ambiente, pela linguagem artística do teatro é importante: “Possibilita uma aprendizagem significativa na vida de nossas crianças, que de forma prazerosa e lúdica, produzem textos e encenações reflexivas”.
O Ecoviver é viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias. Desde 2006, o projeto atua em escolas públicas e, neste ano, estará presente em 24 cidades, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande Sul.