A Emeb José Marinho Ferreira, localizada na Vila Maria Augusta, em Itaquaquecetuba foi contemplada com o Projeto Cinemateca – Escola & Vida 2, que trata da estrutura de uma tela de cinema e acervo de livros e DVD’s com gravações de peças teatrais socioeducativas e um sistema de som compacto fazendo com que as pessoas se sintam em um cinema, inclusive temas de livro em braile.
A inauguração do equipamento foi realizada na manhã desta quinta-feira (09/08) nas dependências da sala de vídeo da escola. A ação foi um patrocínio da MRS Logística, viabilizada por meio da Lei Rouanet, de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e a produção do trabalho ficou a cargo do Grupo Incentivar.
Estiveram presentes os secretários municipais de Educação, Jane Moura Santos, e de Esportes, Ronaldo Nava; Adriana Ribeiro, representante da empresa MRS Logística; Peterson Ricardo, Grupo Komedi; e a diretora da unidade escolar Eliane Glébia Ramalho Ramos.
De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo do projeto é ser instrumento de integração social e de democratização ao acesso à cultura e que auxiliará os professores em aulas como forma de metodologias ativas.
A secretária de Educação, Jane Moura, agradeceu a presença de todos, principalmente a MRS Logística pelo patrocínio de mais uma ação no município: “É com enorme prazer que a Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba recebe mais um projeto cultural em parceria com a MRS Logística, que certamente beneficiará e muito, toda a comunidade escolar da Emeb José Marinho Ferreira”. Jane também agradeceu o prefeito Dr. Mamoru Nakashima pelo irrestrito apoio à pasta da Educação, e a secretária adjunta, Verônica Cosmo Barbosa, pela parceria e apoio na condução da Secretaria.
Por outro lado, Peterson Ricardo, representando a equipe de produção do equipamento efetuou uma breve explanação sobre a funcionalidade e uso e ressaltou que a principal utilidade do equipamento é ampliar o uso para a demanda da comunidade local e adjacências e, deste modo, possibilitar um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas da comunidade.
Adriana Ribeiro, da MRS Logística, agradeceu o apoio de todos da cidade e disse que a ação foi possível mediante a Lei Rouanet” O projeto vai beneficiar muitas crianças que hoje estudam aqui, bem como muitos que virão, além da comunidade local”, disse.
O espaço foi visitado por todos os presentes na inauguração, que ainda puderam prestigiar uma apresentação de dança folclórica feita pelos alunos do 4º ano B e dos 5º anos A, B e C da professora Nilza Souza Sales, especialista em artes.
A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo.