A EMEB Ítalo Adami e a EMEB João Geraldo realizaram nesta sexta-feira, 9, a inauguração das placas fotovoltaicas em suas unidades. A ação foi possível porque as escolas foram contempladas com os módulos de energia solar por participarem com sucesso da 2ª Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! – Projeto Boa Energia nas Escolas – promovida pela Companhia de Energia EDP São Paulo.

As ações contaram com a participação do secretário de Educação, Fabiano Novaes, o diretor da EMEB Ítalo Adami, Jaudir Pereira, a diretora da EMEB João Geraldo, Angelita Maria Souza, os vereadores Celso Reis e Maria Aparecida Fonseca, representando o Projeto Boa Energia nas Escolas, Vanderlei Moacir Ferreira Júnior e Eduardo Régis Rodrigues, Fernando Mota, da Empresa Sunergia, responsável pela engenharia de instalação do referido equipamento, além de professores, coordenadores pedagógicos, vice-diretores e alunos.

O módulo inaugurado é composto oito painéis e um sistema inovador de captação e distribuição de energia, que em alguns casos pode gerar uma economia de mais 70% nas contas de luz. A “Gincana Cultural” visa estimular a comunidade escolar a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral, bem como reconhecer as iniciativas realizadas pelos estudantes no âmbito das escolas municipais localizadas na área de concessão da empresa de energia.

Para o vereador Celso Reis, com a execução do projeto foi possível realizar um trabalho de conscientização quanto ao uso da energia elétrica e economizou-se aproximadamente entre 10% a 15% mensal do uso de energia elétrica entre as partes envolvidas na ação. “Com o painel vai ser possível a escola economizar até 70% da energia elétrica, fato que reduzirá de forma significativa o custo da conta de luz,” disse.

O secretário de Educação agradeceu a Companhia de Energia EDP pela parceria de grande significância para o município e parabenizou toda a comunidade escolar de ambas as unidades escolares pelo empenho e dedicação junto ao projeto. “Além de promover a economia da energia elétrica, a gincana promoveu a interação entre escola, professor, a criança e a comunidade, fato que é a parceria perfeita para o sucesso de nossas crianças,” concluiu o titular da pasta.

De acordo com Pereira, a relevância da conquista para a escola, no sentido da multiplicidade do trabalho de conscientização que já vem sendo realizado pelos alunos, além do baixo custo da conta de energia elétrica. Na mesma direção a diretora da EMEB João Geraldo destacou o empenho de todo o corpo docente da unidade em especial das professoras Lourdes Antonia Vicente e Aline Alves de Araújo Pio e da ex-coordenadora pedagógica da escola, Fabiane Romano, que produziu o vídeo, uma das etapas da gincana, com tradução em libras, ação que certamente contribui de forma significativa, para pontuação que levou a escola a conquista da primeira colocação.