A equipe da Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba realizou uma ação em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá, na última segunda-feira (15), após uma vereadora da cidade vizinha receber uma denúncia com a localização de um cativeiro de pássaros silvestres em situação de maus tratos. A ocorrência foi atendida no bairro Vila Varela, em Poá.

No local, foram localizadas 60 gaiolas, viveiros e 76 pássaros, sendo 41 coleirinhas, cinco bigodinhos, 12 pintassilgos, cinco canários do reino, um pintagol, um canário da terra, um gurundi e dez picharros. O dono do imóvel não estava no local, mas está sendo investigado.

O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explicou a grandeza do trabalho realizado. “Essa ação é de grande importância. Nossa Guarda Ambiental vem se destacando e apoiando as coirmãs intermunicipais. Itaquaquecetuba sempre estará de portas abertas para apoiar os municípios do entorno.”

“Animais silvestres não devem ser mantidos em cativeiro. A Guarda Ambiental de Itaquá atua 24 horas e pode ser acionada a qualquer hora”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues. Denúncias podem ser feitas pelo 153 ou pelo (11) 4753-1108.