A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba desencadeou nos dias 22 e 23, deste mês, uma ação de repressão ao tráfico de drogas nos bairros Caiuby e Vila Açafrão. Durante a operação, os agentes encaminharam quatro menores de idade, com anotações provenientes da venda de entorpecentes, além de dinheiro. Ao todo, a “Força Azul” de Itaquaquecetuba recolheu cocaína, maconha, lança perfume e a K2, conhecida como maconha sintética. A ação aconteceu após denúncia de munícipes por meio do número 153.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, a maior parte dos traficantes é jovem que deixou os estudos para ingressar no mundo do crime. “Infelizmente é verificada a presença de jovens, que iludidos pelo “gerente do tráfico”, expõem-se nesse submundo do crime e se tornam reféns de um sistema opressivo do crime que os afastam dos caminhos de progresso de vida”, explica.

Ele conta ainda, que muitas pessoas são ameaçadas e até privadas do direito de ir e vir por causa do tráfico, mas essa é uma realidade que está sendo contida pelo trabalho do policiamento de proximidade. “A população confia na Força Azul, por isso, recebemos muitas denúncias sobre o tráfico. As pessoas querem paz e tranquilidade e nossos policiais municipais estão desempenhando um excelente trabalho”.