As inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram prorrogadas até o dia 21 deste mês. Para a agência que funciona nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba, estão sendo disponibilizadas 297 vagas para agentes recenseadores e 29 para agentes censitários.

O IBGE é uma entidade da administração pública federal que se apresenta como um provedor de dados e informações responsável por retratar o Brasil. E com o objetivo de dar continuidade às suas funções (levantamento, análise e disseminação de dados), o órgão está realizando um processo seletivo para contratação de temporários para atuar no Censo de 2022.

Os recenseadores vão coletar as informações nas residências e a exigência é de que o candidato tenha cursado o ensino fundamental para contrato com tempo médio de três meses. O valor do salário depende da produção, mas o recomendável são 25 horas semanais. A taxa de inscrição é de R$ 57,50.

Os agentes censitários, que coordenam as atividades, precisam ter cursado o ensino médio para contrato de cinco a sete meses. O salário para 40 horas semanais de trabalho varia de R$ 1,7 mil a R$ 2,1 mil. A taxa de inscrição é de R$ 60,50.

“Para o poder público municipal, os serviços prestados pelo IBGE representam importantes ferramentas que contribuem para a análise e planejamento das ações visando o bem da coletividade”, disse o prefeito Eduardo Boigues. Mais informações sobre o processo seletivo estão no link https://cutt.ly/CUC6E77.