Projetada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, a via vai contar com 5 km de extensão

A obra de implantação da ciclovia da avenida Vereador Almiro Dias de Oliveira, em Itaquaquecetuba, alcançou 40% de conclusão nesta semana. Projetada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, a via terá 5 km de extensão, ligando a estação de Itaquaquecetuba, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), até o Itaquá Park Shopping. Até o momento, 2 km já foram instalados.

“Já finalizamos a ciclovia que liga o Caiuby ao Maragogipe e agora estamos dando prosseguimento a essa na Almiro Dias, considerando a conclusão por etapas. Mesmo com o trabalho em andamento, já conseguimos ver os ciclistas aproveitando e aprovando o trecho pronto. É um marco para a mobilidade da nossa cidade”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Rosinaldo Castro.

Os trabalhos foram iniciados em maio e contou com reparos estruturais para corrigir o solo, além do recapeamento de um trecho do acostamento, instalação de guard rail, colocação de capa asfáltica e pintura. A próxima etapa será a instalação de gradil interno para proteção dos ciclistas, além da continuidade dos 3 km restantes.

“Itaquá é a cidade do transporte inclusivo e com segurança. Isso exige estudo e muito trabalho para cada iniciativa a ser tomada pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana. Se antes não tínhamos nenhuma opção para os ciclistas, agora estamos desenvolvendo novos caminhos e ampliando o alcance em pontos estratégicos para eles”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Mobilidade

Além da ciclovia da Almiro Dias, atualmente existem 2,5 km de ciclofaixas em pleno funcionamento no município. A primeira foi entregue em agosto de 2022, na estrada do Corta Rabicho. O trecho de 1,5 km liga o bairro do Caiuby ao Maragogipe.

Já neste ano, a pasta iniciou a construção do trecho de 1 km na avenida Tancredo Neves, que já está pronto e sendo utilizado. Outra pista também destinada aos ciclistas está sendo construída no canteiro central da avenida Vereador João Fernandes da Silva e terá 4 km de extensão.