Município ampliou atendimentos, fortaleceu programas de proteção e promoveu campanhas de conscientização

A Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania de Itaquaquecetuba apresentou um balanço das principais ações realizadas de janeiro a agosto deste ano. Entre os destaques estão o fortalecimento da Casa da Mulher, a ampliação dos atendimentos itinerantes da van Atende+ Cidadania e Saúde, a inauguração da Sala SABEM, de saúde e bem-estar da mulher, a formação de jovens por meio do ProJovem e a realização de campanhas de conscientização voltadas à proteção social e ao combate à violência de gênero.

De janeiro a agosto, foram promovidas campanhas como Não é Não, Maio Furta-Cor, Agosto Lilás e ações voltadas à saúde mental materna, dignidade menstrual e inclusão social, como a Conferência LGBTQIAPN+, ações sobre Síndrome de Down e participação na Conferência Regional da Igualdade Racial, com lançamento da cartilha da igualdade racial.

Também foram realizados seminários, conferências para mulheres e jovens e mutirões de atendimento, bem como sensibilização em escolas públicas, universidades e empresas privadas, além da formatura de alunos do cursinho Aprova Itaquá, dos cursos livres do Projovem e da Casa da Mulher. Também ocorreu o lançamento de uma cartilha para imigrantes, fortalecendo o apoio a esse grupo.

Um dos destaques foi o impacto da Casa da Mulher, que acolheu mais de mil mulheres desde a sua inauguração, com capacidade para 450 atendimentos mensais. Até agora, 95 mulheres conseguiram romper o ciclo da violência doméstica. O espaço oferece atendimento psicológico, social e jurídico, além de apoio à inserção no mercado de trabalho e fortalecimento da autonomia.

Outro avanço foi a expansão do ProJovem, que fortaleceu o acesso de jovens à educação, à formação profissional e à cultura, com cursos preparatórios para vestibulares, oficinas e ações de cidadania.

A chefe da pasta, Hadla Issa, destacou o caráter transformador das iniciativas. “Nosso compromisso é oferecer não apenas acolhimento como também oportunidade de transformação de vida. A Casa da Mulher, o Projovem e os programas de enfrentamento à violência são ferramentas que fortalecem nossa cidade e garantem dignidade e autonomia para mulheres e jovens.”

“Esse conjunto de ações mostra o quanto Itaquaquecetuba está avançando na proteção das pessoas, na promoção da igualdade e na construção de um futuro com mais oportunidades. Seguiremos investindo em políticas públicas que façam a diferença na vida da população”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.