A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Política para Mulheres, e em parceria com a Secretaria de Saúde, farão um evento em alusão ao Dia Municipal de Combate a Homofobia. O evento será realizado na Praça Padre João Álvares das 10 às 14 horas e terá uma tenda exclusiva com orientações sobre homofobia, direitos da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT).
No município, a lei municipal 3.118 de 26 de abril de 2014 institui a data para que o tema seja discutido, com objetivo de acabar com tabus e preconceitos acerca dessa população. Alguns avanços a nível nacional seguem em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) como tornar crime a homofobia (rejeição ou aversão à homossexuais ou homossexualidade). Atualmente, a homofobia e a transfobia não estão na legislação penal brasileira, ao contrário de outros tipos de preconceito, como por cor, raça, religião e procedência nacional.
Ainda na programação constam palestras em escolas, Casa Aberta e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Serão abordados os conceitos que envolvem a comunidade LGBT e o atendimento a esta população. “Ações como esta são de cunho educativo e tem por objetivo o respeito”, disse a primeira dama e secretária de Política para Mulheres, Joerly Nakashima, a dona Jô.
Serviços: Serão distribuídos preservativos e oferecidos testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Dia 17 de maio é instituído o Dia Municipal de Combate à Homofobia