Ouvir notícia:
…
Ação celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou, nesta sexta-feira (5), a oficina de dança inclusiva como parte da programação da Virada Inclusiva 2025, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que estimula os municípios a promoverem atividades voltadas ao protagonismo da pessoa com deficiência, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na quarta (3).
A atividade aconteceu na Secretaria de Cultura, proporcionando aos participantes um momento de expressão, aprendizado, convivência e inclusão por meio da arte. A ação foi uma iniciativa da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Cultura, e integrou o calendário municipal com o tema “Direito de ser, viver e protagonizar”.
“A oficina mostrou, na prática, que a inclusão acontece quando garantimos espaços de escuta e de expressão para as pessoas com deficiência”, destacou a secretária da Mulher, Hadla Issa.
Gratuita e aberta ao público, a oficina deixou como resultado o fortalecimento da inclusão social e a valorização da diversidade. “A união entre as secretarias foi essencial para promover uma ação que fortalece a cidadania e amplia o acesso à cultura”, acrescentou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
O município recebeu outros eventos que promovem a inclusão e os direitos da pessoa com deficiência, como a exposição “A pessoa com deficiência ao longo da história”, que se encerra neste domingo (7) no Itaquá Park Shopping, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na quarta (3) ocorreu a 3° capacitação das voluntárias do Unindo Famílias, que aprenderam sobre o Departamento de Educação Especial (DEE), seu funcionamento, serviços e acessos, com o objetivo de orientar as famílias no acesso à educação inclusiva do município.
Já na quinta (4), a cidade recebeu a ação “Vem Brincar Também”, uma parceria com a Ong Ritmos do Coração e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O projeto reuniu crianças com e sem deficiência para brincarem juntas, fortalecendo a inclusão. A ação foi realizada pela Trupe do Brincante, formada por pessoas com deficiência, e atendeu mais de 100 crianças.
O prefeito Eduardo Boigues enfatizou o impacto social da iniciativa. “Nossa administração tem como prioridade construir uma cidade mais acessível e humana, onde todos tenham oportunidades reais de participação e desenvolvimento.”


















