A Prefeitura de Itaquaquecetuba se adiantou e vai iniciar a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 em idosos com mais de 80 anos neste sábado (19). O imunizante será oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h, exceto Centro e Josely.

Já ao longo da semana, as aplicações vão ocorrer nas UBSs Centro, Odete e Caiuby com horário estendido até as 19h30. As demais seguem aplicando até as 16h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo estimado é de 2.157 idosos.

Para se vacinar, a pasta orienta que seja apresentado um documento de identificação com foto, o CPF e a carteirinha de vacinação com o registro das doses recebidas anteriormente.

Estão aptos a receber a quarta dose os idosos que receberam a terceira há quatro meses. Segundo a secretária de Saúde, Ariana Julião, as equipes de vacinação já estão prontas para receber o novo público-alvo.

“Nossa campanha segue a todo vapor e nossos profissionais de saúde estão mobilizados para isso. Os aplicadores estarão sempre disponíveis para atender a demanda necessária”, destacou.

A vacinação também está disponível para quem tem mais de 5 anos e não tomou a primeira dose, para quem chegou ao prazo para a segunda ou terceira e também a quarta dose para imunossuprimidos.

Nesses casos é necessário apresentar a carteira de vacinação, documento com foto, CPF e estar com os pais ou o responsável, caso seja menor de idade. Na ausência deles, será necessário apresentar o termo de assentimento assinado.

VACINÔMETRO E FALTOSOS

A Prefeitura de Itaquaquecetuba já aplicou 727.006 doses da vacina na população. Em dados separados, são 316.706 aplicações da primeira, 272.400 da segunda, 127.738 da terceira e 10.162 doses únicas.

Mesmo com a ampliação do expediente durante a semana e abertura das unidades aos sábados, o número de faltosos segue alto: 34.073 não voltaram pra tomar a segunda dose e 95.459 não tomaram a terceira.

O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância do início da aplicação da quarta dose para os idosos na cidade e alertou a população para ficar em dia com o esquema vacinal.

“Estamos adiantando o início das aplicações porque já está mais do que comprovado o quanto as vacinas salvam vidas, então não vamos perder tempo. Também é importante que a população se conscientize e esteja com o esquema vacinal em dia, respeitando os intervalos definidos entre uma dose e outra”, finalizou.