Domingo, dia 8 de setembro, foi dia de ver a poeira subir na Pista de “Motocross” do Morro Branco, durante uma disputa de “Cross Country”. O evento foi organizado pelos próprios praticantes da modalidade que se encontram aos finais de semanas para se aventurar entre saltos ou corridas em busca do menor tempo, enquanto percorrem todo o trajeto da trilha em cima de uma moto. A realização contou com apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, Serviços Urbanos e de Obras.
Crianças, mulheres e admiradores das modalidades acompanharam a disputa incentivando os motociclistas e os garotinhos que participaram do espetáculo sob rodas.
Por se tratar de uma competição de velocidade, o Cross Country exige habilidade e resistência dos motociclistas e normalmente é praticado em áreas rurais, o que justifica o nome da prova, realizada em terrenos variados, que pode incluir trilhas, estradas vicinais, morros, pista de motocross (como é o caso de Itaquá) ou qualquer outro piso. Ao final são premiados os pilotos que se destacaram.
Na disputa de domingo, tanto na categoria infantil, quanto na de adultos, os pilotos tiveram que se manter distante das motos e subir nelas somente após a buzina e bandeirada da largada para então começar a correr. De forma muito rápida todos fizeram isso e iniciaram a busca pelo troféu que foi entregue aos vencedores no final do evento.
Morador de Mogi das Cruzes, Renato Pereira Pimentel perdeu uma das pernas com 12 anos depois de um acidente com bike. Anos mais tarde descobriu a paixão pela moto. Ele está sempre na pista de Motocross de Itaquá e garante que é uma das melhores pra praticar a modalidade.
“Comecei andar de moto com 25 anos de idade e sou piloto. Tenho um filho que me acompanha nas corridas. Pra mim, o circuito de Itaquaquecetuba é o melhor para andar de moto”, afirmou o piloto.
O secretário de Esporte e Lazer de Itaquaquecetuba, Ronaldo Nava, agradeceu todos envolvidos no evento e reforçou a importância de incentivar a modalidade esportiva. “Estamos no meio de uma competição e desejo que esse esporte cresça cada vez mais na nossa cidade e estão todos convidados a conhecer esse espaço”, ressaltou.