Entre pães, salgados e tortas, o encerramento das aulas dos cursos de padaria artesanal do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba foi marcado por muita alegria e superação nesta segunda-feira (24 de abril). Depois de concluírem a carga horária de 24 horas de curso, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Recanto Mônica/Horto do Ipê, os recém-formados comemoraram a conquista e agradeceram a primeira-dama e presidente do órgão de assistência social, Joerly Nakashima, pela oportunidade.
O encerramento contou ainda com uma palestra sobre empreendedorismo realizada pelo instrutor Ednilson Rodrigues, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba. Na ocasião, Joerly parabenizou os alunos e falou sobre a importância dos cursos de geração de renda oferecidos pelo município.
“É um grande orgulho participar da formação de mais uma turma de padaria artesanal. Desejo que vocês possam colocar todo o aprendizado que tiveram durante as aulas em prática e tenham condições de comercializar os pães, tortas e salgados que fizerem daqui pra frente, já que o objetivo maior desses cursos é criar oportunidades para que vocês tenham condições de gerar renda para a família de vocês. Sendo assim, espero que todos tenham uma caminhada de muito trabalho e sucesso”.
Sessenta alunos se formaram essa semana pelo curso de padaria artesanal. Durante as aulas, os participantes aprenderam técnicas de higiene e manipulação de alimentos, técnicas de congelamento e descongelamento, a fazer pães artesanais sem conservantes, além de receberem orientações sobre comercialização e cálculo de venda dos produtos.
O curso teve duração de quatro semanas, com aulas duas vezes por semana, no período da manhã ou da tarde, de acordo com cada turma.
Essa semana encerraram as inscrições para a formação de uma nova turma que iniciará as aulas já na próxima terça-feira, dia 2 de meio. No entanto, caso alguém tenha interesse em se inscrever nas aulas de padaria artesanal pode procurar o CRAS Recanto Mônica e deixar o nome na lista de espera.