A Prefeitura de Itaquaquecetuba está aperfeiçoando a ouvidoria geral (eouve.com.br), o canal de comunicação direta com os munícipes, e já melhorou o tempo de resposta. Isso porque o setor passou por treinamento, assim como todas as secretarias, para atender com mais agilidade e conhecimento técnico, solucionando o problema apontado.
Antes do treinamento, a ouvidoria municipal conseguia responder apenas 47% das solicitações realizadas por meio eletrônico, na página oficial da prefeitura. Após o treinamento, em aproximadamente 20 dias, a produtividade chegou a 80%.
O órgão recebe demandas diárias e a pronta resposta ao cidadão está quase zerando as solicitações que envolvem reclamações, sugestões, elogios e denúncias. A iluminação pública é a líder em reclamações, mas como foi feito um contrato emergencial e a empresa já está realizando o serviço, os problemas estão sendo solucionados e serão totalmente sanados em breve.
“O contrato emergencial prevê 5 mil pontos com novas lâmpadas, ou seja, todos os bairros terão iluminação e logo será realizada uma licitação para resolver definitivamente essa questão e conseguiremos atender a cidade em sua totalidade”, explicou o responsável pelo departamento, Douglas Freire.
O prefeito Eduardo Boigues considera a ouvidoria como o canal que mostra o grau de satisfação dos moradores. “A gente mede a qualidade do serviço quando recebe esse retorno do munícipe. Além disso, também serve para termos ciência de atividades irregulares, como o descarte de lixo. Vamos melhorar cada vez mais o atendimento e o tempo de resposta”, finalizou.