A rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba está sendo contemplada pelas atividades do caminhão-laboratório do projeto Boa Energia nas Escolas, da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê. A iniciativa trabalha conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica e divertida com estudantes da cidade.
No caminhão-laboratório, os alunos vivenciam uma série de experimentos, aprendendo na prática temas como a preservação dos recursos naturais, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica e sobre como melhor usar equipamentos elétricos dentro de casa.
Após a visita ao caminhão, os participantes recebem um kit com história em quadrinhos, adesivos com dicas de economia de energia e uma miniatura do caminhão da Boa Energia para poder ser montada em sala de aula. Para que o conteúdo seja trabalhado de forma ampla, 43 educadores dos colégios contemplados passaram por um curso de capacitação de 40 horas/aula, recebendo orientações sobre formas de abordar os assuntos no ambiente escolar.
Entre as atividades oferecidas estão o Painel interativo e casa de consumo, o gerador de Van der Graff – que produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada, condutores e isolantes, globo de plasma, teste de nervos, gerador manual, placa de energia solar e o Semáforo das Bandeiras Tarifárias.
O secretário de Educação, Fabiano Novais, elogiou o projeto e o seu conteúdo didático.
“Esse é um projeto muito importante onde as crianças aprendem sobre o funcionamento do sistema elétrico que chega até suas casas, eles vão sair daqui podendo orientar os pais sobre a redução no consumo de energia”, comentou Novais.
O caminhão-laboratório fica no Parque Ecológico Mário do Canto até o dia 23 de agosto recebendo os alunos da rede municipal, mas também pode ser visitado pela população de segunda a sexta-feira no horário das 16 às 17 horas.