A segurança do Parque Piratininga e dos bairros vizinhos será reforçada pela Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba. Um sistema de câmeras de monitoramento será implantado nos próximos meses, em pontos estratégicos – como praças, escolas, estradas e saídas dos bairros-, visando à preservação da ordem pública a investigações policiais através da identificação de agentes criminosos, dando suporte e colaborando com o trabalho da Polícia Militar, que é de responsabilidade do Governo do Estado.
O monitoramento por câmeras será instalado em pontos estratégicos do Parque Piratininga I e II em meados de março, conforme a publicação da lei 3.392 decretada pela Câmara Municipal e promulgada pelo prefeito Dr. Mamoru Nakashima, no dia 11 de janeiro.
As câmeras possuem recursos especiais de aproximação e podem identificar imediatamente pessoas envolvidas em ações criminosas como roubo, furto e atos de vandalismo. Outra vantagem do sistema é a identificação de placas de veículos. Todo o cabeamento será de fibra ótica permitindo que as imagens das câmeras sejam reproduzidas na central com qualidade.
De acordo com o prefeito de Itaquaquecetuba, o sistema irá ajudar no combate ao crime na região. Nakashima destaca também os investimentos que a gestão municipal vem fazendo na segurança, incluindo a implantação de uma base fixa da Guarda Civil Municipal (GCM), no bairro.
“A base que recentemente inauguramos no Piratininga, juntamente com o sistema de monitoramento será de extrema importância para a população de uma grande quantidade de bairros vizinhos também, além dos guardas, serão deslocadas viaturas para dar suporte a segurança daquela região”, comentou o chefe do Executivo.
Com a nova base da GCM e o sistema de monitoramento, o patrulhamento na região dos bairros Pequeno Coração, Jd Itapuã, Pq. Viviane, Jd Tropical, entre outros, será intensificado, consequentemente proporcionando maior segurança aos moradores e comerciantes.
No Piratininga, a base da GCM que leva o nome do GCM Herivelto de Freitas Barbosa Junior, falecido em 2011, fica instalada na Praça Flora Alves Brito (localizada entre as ruas João Francisco Lisboa e Joaquim Caetano).