Durante o mês de dezembro, os encontros de gestantes do “Nascer Feliz” serão realizados em três unidades de saúde: USF (Unidade de Saúde da Família) Pequeno Coração, UBS (Unidade Básica de Saúde) Morro Branco e UBS Jardim do Carmo. As palestras e oficinas do projeto estão previstas para ocorrer entre os dias 6 e 14, de acordo com o atendimento das grávidas de cada posto. Empregabilidade, benefícios sociais, bem como direitos sexuais e reprodutivos, são alguns dos temas que serão abordados nas próximas semanas.

Voltado para as gestantes em situação de vulnerabilidade social e atendidas pela rede municipal de saúde, o projeto “Nascer Feliz” é realizado através da parceria das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e de Saúde, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade.

A iniciativa prevê quatro encontros de gestantes, envolvendo palestras e oficinas com especialistas, visando à orientação sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gravidez e outras dicas de saúde, além de temas voltados para áreas da direito social, assistência social e empregabilidade.

Nos dias 6 e 13 (quarta-feira) haverá palestra do “Nascer Feliz” na USF Pequeno Coração, às 10h. Já no dia 11 (segunda-feira), o tema “Direitos Sexuais e Reprodutivos” será abordado na UBS Morro Branco, às 9h.  O projeto segue no dia 14 de dezembro (quinta-feira) para UBS Jardim do Carmo, onde o “Nascer Feliz” terá inicio com orientações sobre os benefícios sociais, a partir das 11h.

No final de cada ciclo, as gestantes que concluírem a sua participação no projeto recebem um enxoval com diversos itens para recém-nascidos, incluindo manta, casaquinho, par de sapatos, toucas, body, macacão, meias, sabonete, creme para assaduras, fraldas descartáveis e lenços umedecidos.

De acordo com a primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres, a iniciativa visa atender as primeiras necessidades do neném ao nascer e os kits foram doados para o Fundo Social através de uma parceria feita por ela com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Itaquá, que angariou as peças com a campanha “Mãos que ajudam 2017”.

 “Nosso foco é levar informação para as mãezinhas e dicas importantes. Aproveitamos também para orientá-las quanto aos seus direitos. Ao concluirmos essa etapa, as gestantes recebem um pequeno enxoval para o neném, no entanto, o objetivo maior é prepará-las para etapa que estão vivendo”, explicou Joerly.

Em novembro, os encontros do “Nascer Feliz” foram realizados nas UBS Morro Branco, USF do Jardim Nicea, USF Jardim América, USF Piratininga, UBS Marengo, USF Miray e Paineira.

Mais informações sobre o projeto e como participar do mesmo, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres no telefone 4753-5291.