Nesta terça-feira (5), o prefeito Eduardo Boigues (PP) assinou o termo de intenção para a compra da vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan junto aos demais prefeitos que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A assinatura ocorreu no mesmo dia da eleição para o mandato de 2021 da entidade.

Levando em conta que o Plano Estadual de Imunização está previsto para começar em 25 de janeiro, a ideia é agilizar a aquisição da vacina, comprando direto do instituto, em quantidade inicial estimada em 5% da população para os grupos prioritários. 

“Muitos municípios, hoje, não têm processo licitatório em andamento para a compra dos insumos ou não tem insumo algum, como Itaquaquecetuba. Não tem seringa, não tem agulha e muito menos refrigeração adequada para deixar a vacina. Nós ainda estamos em situações precárias. O Condemat vai dar sustentação para os municípios para que não fiquem sem condições de vacinar a população”, explicou Eduardo.

Para garantir atendimento a todos os infectados, Eduardo Boigues e os demais prefeitos também se comprometeram em viabilizar a ampliação da rede de atendimento hospitalar (leitos, equipamentos e profissionais) nos hospitais de referência Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes, e Hospital das Clínicas Auxiliar, em Suzano, que já possuem compromisso firmado pelo Governo do Estado.

“Para que nenhum município faça o seu hospital e desative tudo depois gastando um dinheiro público enorme, o Condemat se responsabilizará pela região toda em uma central de saúde para que todo o Alto Tietê seja atendido”, finalizou.