A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer desenvolve práticas esportivas voltadas às pessoas com deficiências, com foco na inclusão e, principalmente na melhora da qualidade de vida.
Dentro deste objetivo, a pasta oferece futebol de 7 para pessoas com paralisia cerebral, para aqueles com síndrome de down e com deficiência intelectual, além de atletismo para deficiência física e intelectual, bocha adaptada e badminton para todas as deficiências. Ao todo são atendidas mais de 200 pessoas.
A Secretaria de Esportes e Lazer informou que a prática de atividades físicas por este público pode estimular a independência e autonomia, melhorar a socialização com outros grupos e das funções do organismo. As aulas são ministradas pelo professor Erasmo Trindade.
Os interessados em conhecer e participar destes projetos podem buscar mais informações na Secretaria de Esportes que fica no Ginásio Municipal ‘Sumiyoshi Nakaharada’, na Rua Santa Rita de Cássia, 151, Vila Japão. O telefone é o 4641-4201.
A Secretaria de Esportes também desenvolve o Futebol de 5. As aulas desta modalidade são para deficientes visuais e foram iniciadas na primeira quinzena do mês de abril e são ministradas pelo professor André Vicente de Oliveira.
Segundo o secretário da pasta, Ronaldo Nava, esses projetos têm tido retornos positivos e visam à inclusão no esporte: “O foco é oferecer as práticas esportivas para todos. Essas modalidades estimulam o convívio social e a promoção à saúde e o bem estar”.