Nesta sexta-feira, dia 4 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fará um mutirão de vacinação no Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba (CCMII). A ação voltada para pessoas com mais de 60 anos, tem como objetivo imunizar o maior número possível de idosos contra o vírus da gripe.

A mobilização deve ocorrer das 9h às 12h, na Rua Manoel Garcia, número 160, no Centro. Os idosos deverão apresentar a carteirinha de vacinação ou o documento de identidade para receber a vacina.

A Secretaria de Saúde reforça que a Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no final de abril e as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde do município.

Além dos idosos, as doses da vacina são destinadas para crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Também serão imunizados a partir do dia 9 de maio, pessoas com doenças crônicas, professores e privados de liberdade.

Em Itaquaquecetuba, o Dia de Mobilização Nacional está programado para 12 de maio. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde fará uma ação especial para atender pessoas acamadas e 12 equipes farão esse trabalho pela cidade.

Este ano, a meta do município é imunizar 73.985 pessoas. As unidades que não entrarão para a campanha são o CS 24 horas, Central da Saúde e UPA, porém nos demais postos de saúde a vacina será encontrada, inclusive no Caic (Centro de Atendimento Integral da Criança).

De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha segue até o dia 1º de junho. O órgão adquiriu 60 milhões de doses da vacina que serão entregues em etapas aos estados que fazem o repasse aos municípios.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.