Um treinamento envolvendo uma simulação de situações reais de resgate foi realizado nesta quinta-feira (27 de abril) pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itaquaquecetuba. A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Serviço de Trânsito da cidade. Com objetivo de qualificar, dar agilidade e aprimorar ainda mais o trabalho das equipes no dia a dia durante as ocorrências, a capacitação aconteceu em frente à Secretaria de Transportes.

Durante o treinamento cerca de 50 profissionais do SAMU puderam vivenciar com o simulado, situações de traumatismo craniano, hemorragia, dificuldade respiratória e ferimentos em gerais, que podem ser provocados em colisões de trânsito como a apresentada nesta manhã para os participantes.

A simulação envolveu pelo menos três viaturas do SAMU e uma do Corpo de Bombeiros para realizar o atendimento as vítimas com agilidade, enquanto as equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal davam apoio durante a cena contendo os “curiosos” e familiares que normalmente chegam desesperados ao local do acidente.

De acordo com a Secretaria de Saúde todo o trabalho de treinamento é focado na melhoria do atendimento oferecido a população da cidade.

“Hoje a equipe está passando por treinamento com múltiplas vítimas chamado START, que é um método norte americano para dar mais qualidade e agilidade ao atendimento dos profissionais do SAMU, com as situações que podem acontecer no dia a dia deles”, explicou o secretário municipal de Saúde, William Harada.

Pelo menos uma vez por mês, os socorristas do SAMU têm passado por capacitações por meio do desenvolvido por meio do Núcleo de Educação de Emergência e Urgência (NEU).

O NEU é formado atualmente pela coordenadora de saúde, Ladjane Marisa Peixoto, a coordenadora geral do SAMU, Gisele da Silva Santos, o médico João Greco e os enfermeiros Luciano e Daniel.

“Nosso foco é nos assegurar de que estamos oferecendo um alto padrão de qualidade humano e técnico na prestação de serviço, por isso iniciamos as capacitações do NEU pelo SAMU, mas a intenção é expandir para a rede de saúde inteira”, afirmou o prefeito Dr. Mamoru.

A reforma do prédio do SAMU, a manutenção da aparelhagem, bem como a capacitação dos funcionários faz parte de todas as mudanças comandadas pelo prefeito Dr. Mamoru Nakashima, e o secretário de Saúde, William Harada, para garantir melhorias no atendimento e continuar salvando vidas.

No decorrer de 2016, a Prefeitura realizou várias obras no setor de saúde, que acabou por beneficiar diversas edificações. Destaque para a entrega da Central da Saúde, que abriga a Vigilância Sanitária, Epidemiológica, o Programa Mais em Casa, o Centro de Especialidades, e a Secretaria Municipal de Saúde. Outros prédios que também receberam atenção foram: Saúde Mental, e as UBS do Morro Branco, Marengo Baixo, Monte Belo, Caiuby, Piratininga, Jardim do Carmo, e Jardim América.