Nesta quinta-feira, 31, o prefeito Dr. Mamoru Nakashima e a primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, a dona Jô, entregaram a nova sede da pasta e apresentaram as futuras instalações da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que são localizadas no mesmo imóvel. De acordo com o delegado da Seccional de Mogi das Cruzes, Jair Barbosa Ortiz, a previsão é que a DDM comece a funcionar em meados de janeiro.  O novo endereço é Avenida Vereador João Barbosa de Moraes, 448, Vila Zeferina. 

“Já fizemos a nossa parte que é entregar o prédio totalmente adaptado às exigências do governo do Estado, agora cabe a eles iniciar o funcionamento”, disse dona Jô. Ela enfatizou que com a mudança de endereço, fica criado um “circuito” para atendimento às mulheres vítimas de violência haja vista a proximidade com o CS24 horas, o Conselho Tutelar, a Prefeitura e a Defensoria Pública. “Esse local foi estrategicamente escolhido para facilitar o acesso das mulheres a nossa rede de serviços. Somos os primeiros a organizar essa rede de atendimento e queremos ser referência”. Ambos os prédios vão funcionar no mesmo imóvel, porém de maneira totalmente independente, inclusive com acessos individuais.

O prefeito, Mamoru Nakashima, disse que o evento celebra uma conquista das mulheres e que a administração tem um olhar diferenciado em relação aos cuidados com o público feminino. “Sempre tivemos uma preocupação com as mulheres. Como médico ginecologista eu já tinha isso como ofício e agora na administração municipal nós tratamos das mulheres com carinho”.

O delegado da Seccional de Mogi das Cruzes participou da cerimônia. Ele já havia feito uma vistoria no local durante a semana e aprovou das instalações que foram totalmente adaptadas para receber a Delegacia de Defesa da Mulher. Segundo informou, a partir de agora será dado início aos trâmites burocráticos, realocação de mobiliário, instalação do sistema de informática para que seja iniciado o atendimento ao público. Ainda de acordo com Ortiz, a previsão é de que isso aconteça entre o final de dezembro e janeiro.

Participaram da cerimônia o secretário de Finanças e Saúde, William Harada, a secretária de Segurança Urbana, Vania Penezi, que representou os secretários, o vice-prefeito, Márcio Charutinho e a esposa Hilda Correa, os delegado titular da Delegacia Central de Itaquá, Maurício Druziane, a futura delegada da DDM, Luciana Amat, os vereadores, Adriana Aparecida Félix, a Adriana do Hospital, Aparecida Barbosa da Silva, a Cida da Fisioterapia, Elio de Araújo, o Elinho, Luiz Otávio da Silva, o Luizão, Cesar Diniz de Souza, o Cezinha da Associação e Rolgaciano Fernandes Almeida.