A Prefeitura de Itaquaquecetuba irá a partir da próxima semana ampliar a fiscalização contra o descarte irregular de lixo e outros materiais na cidade. O objetivo da ação é realizar ao mesmo tempo um trabalho de combate ao mau hábito e conscientização da população.

Diariamente toneladas dos mais variados materiais são retiradas das ruas da cidade, como, pneus, sobras de construção, camas, sofás e até colchões. E não são apenas as calçadas e os terrenos que sofrem com a falta de respeito, os córregos e o Rio Tietê também são alvos, onde são encontrados até animais mortos.

A administração alerta que quem for flagrado realizando este tipo de descarte com carros ou caminhões, terá o veículo apreendido e receberá uma multa, já aqueles que não se utilizam de meios motorizados para jogar o lixo em locais proibidos podem ser multados em até R$ 2 mil.

O secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Akira, alerta para que a população colabore.

“As vezes precisamos nos deslocar para limpar um mesmo local duas ou até três vezes na semana e poderíamos estar com as equipes em outros locais, melhorando a zeladoria de outros bairros, por isso pedimos a colaboração da população, a administração faz sua parte mas a pessoas precisam nos ajudar também”, disse Akira.

Denúncias de descarte irregular de lixo podem ser feitas pelo whatsapp Alô Prefeitura, (11) 99374-6112, toda identidade será preservada.