Um encontro com alunos da turma do segundo ano da Formação Viva com Arte, ministrada pelo Instituto Mpumalanga, foi realizado na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti). O objetivo da ação foi propiciar reflexões para serem discutidas na pauta seminário a ser realizado em 30 de outubro, como parte integrante que antecede o encerramento da referida capacitação. A realização da Formação Continuada é uma parceria entre o Instituto Mpumalanga, o Instituto EDP, a EDP distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, e a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba.

Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, este momento de reflexão se faz necessário trazer para a agenda pública. “A arte enquanto ação transformadora é parte essencial e fundamental para a formação integral dos alunos, sobretudo quando trabalhado com o professor especialista em arte momentos como este de reflexão e diálogo, propiciando a troca de experiências entre os protagonistas multiplicadores,” salientou a titular da pasta parabenizando os profissionais do Instituto Mpumalanga, o Instituto EDP e a EDP pelo patrocínio da ação e ao prefeito Dr.Mamoru Nakashima pelo irrestrito apoio à pasta da Educação.

Dentre os temas tratados grande ênfase foi dada pelos alunos, a questão da identidade cultural, a cultura brasileira, a questão do ensino da arte na escola, a ideia do ensino progressivo para além do ensino seriado, potencializa a transdisciplinaridade bem como propiciar um novo olhar para a transição do da Educação Infantil para o ensino Fundamental.