A equipe da Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA) recebeu um chamado para atendimento a um sagüi encaminhado à base da Guarda Civil Municipal no bairro Piratininga, em Itaquaquecetuba. O animal caiu de um poste de iluminação após levar um choque. Um morador que estava próximo ao local socorreu o animal.

Com a equipe preparada, o sagui-de-tufo-branco teve os primeiros socorros realizados pelos guardas ambientais. O animal sofreu queimaduras e foi encaminhado para a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, na capital paulista, onde recebeu cuidados de veterinários especializados em animais silvestres. Após a recuperação, o animal será devolvido à natureza, seu habitat natural.

O sagüi-de-tufo -branco também é conhecido como Sonhim, Soim, Saum ou ainda Saguim, que é uma espécie de macaco de pequeno porte. Vale reforçar que manter animais silvestres em casa sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) configura crime e o “dono” pode responder na justiça.