Nesta quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba realizou o segundo dia de mutirão para implantação de dispositivo intrauterino (DIU). A ação ocorreu das 12h às 17h e foram distribuídas mais 25 senhas.

Após a triagem, todas as pacientes precisaram apresentar o exame de papanicolau feito entre março de 2021 e fevereiro de 2022 e algumas, por recomendação, levaram o ultrassom transvaginal.

“Essa é uma ação muito importante. A colocação do DIU é um procedimento simples, rápido e previne a gravidez indesejada. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo e não prejudica a fertilidade futura”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.

“A ação é uma forma de auxiliar as mulheres e suas famílias. Peço para todas que desejam implantar o DIU venham aproveitar essa oportunidade em nosso município”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

O procedimento acontecerá toda quinta-feira no Centro de Especialidades, localizado na rua MMDC, 58 – centro. O horário de atendimento será divulgado previamente.