O município de Itaquaquecetuba caminha para fechar 2019 com o saldo positivo em níveis de empregabilidade. Segundo informações do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), órgão da Secretaria do Trabalho/Ministério da Economia, foram registradas 14.594 admissões contra 13.491 demissões, de janeiro a novembro deste ano, o que corresponde uma variação absoluta de  1.103 oportunidades preenchidas. Os dados representam 51,96% admissões contra 48,04% desligamentos, no período.

O setor industrial foi o que mais contratou (4.888 contratações contra 4.447 demissões), seguido do setor de serviços (4.423 contratações contra 4.141 demissões) e comércio (4.160 contratações contra 3.932 demissões).

Trata-se do terceiro ano consecutivo de superávit quanto aos níveis de empregabilidade alcançados pelo município, sendo obtidos graças aos esforços coletivos de diversos setores da sociedade local, empenhados na captação, divulgação e gestão das vagas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Asato comentou o balanço positivo e falou sobre a expectativa de melhorar os índices em 2020.

“Gostaríamos de perpetuar este saldo positivo no próximo ano, porém, dependemos da colaboração dos contratantes e, neste sentido dos serviços prestados pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itaquaquecetuba (PAT), que representam uma importante ferramenta”, destaca. 

Para quem não sabe, os atendimentos prestados pelo PAT são gratuitos, tanto para os trabalhadores desempregados quanto para os empregadores (sendo departamentos de recursos humanos das empresas, agências de emprego, empregadores individuais, entre outros).

Para inclusão das oportunidades disponíveis no banco de dados do PAT Itaquaquecetuba, basta que o contratante entre em contato com a unidade pelo telefone 4754-1424 ou ainda por e-mail (patitaquaquecetuba@sde.sp.gov.br).

Feito isto, será disponibilizado um simples “Formulário de Inserção de Vagas de Emprego” a ser preenchido e devolvido pelo empregador, contendo as características das oportunidades a serem oferecidas (tais como: função, sexo, escolaridade, tempo de experiência exigidos, salários e outros benefícios oferecidos, número desejado de encaminhamentos para entrevistas, entre outras informações).

Além de  ampla divulgação das oportunidades cadastradas e  encaminhamento dos candidatos de acordo com os perfis solicitados, também será possível:  a realização das entrevistas nas dependências da unidade (em datas previamente definidas) e/ou o agendamento de salas/auditórios para treinamento da mão de obra selecionada; também sem custos ao empregador.