Alunos das unidades escolares de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba participaram da 2ª Semana de Jogos e Brincadeiras para a Educação Infantil. Em comemoração ao “Dia das Crianças”, o evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, organizada Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) e que foi realizada de 16 a 22 de outubro.

Participaram da ação em torno de 9.100 crianças de todas as unidades escolares que possuem o segmento da Educação Infantil V e VI.

A 2ª Semana de Jogos e Brincadeiras para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba tem como objetivos: mostrar as crianças a grande importância do brincar, jogar e recrear, etc; resgatar e, ao mesmo tempo mostrar que não é só brincar por brincar, jogar por jogar; desenvolver a cooperação, a socialização, a imaginação, a motricidade, o raciocínio, a memória, as habilidades motoras, as responsabilidades, o respeito mútuo, o individual e o coletivo; participar com lealdade e respeito das atividades; explorar e superar de modo progressivo suas capacidades físicas e habilidades motoras; e ampliar noções de lateralidade, espaço e tempo, com a finalidade de estimular a conscientização dos discentes quanto a importância da atividade física, da socialização, da cooperação, da imaginação, do brincar etc.

A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, parabenizou todos os envolvidos na ação e explicou que as Unidades Escolares. “Deste modo, a Semecti por meio deste evento consolida mais uma ação pedagógica de forma lúdica atendendo aos ditames do artigo 59 do Estatuto da Criança e do Adolescente”, esclareceu Verônica.

Para a secretária de Educação Jane Moura Santos, a Semana de Jogos e Brincadeiras para a Educação Infantil, reforça o compromisso da pasta da Educação com a população de Itaquaquecetuba, sempre voltada ao processo de inclusão de todas as crianças do Sistema Municipal de Ensino. “Realizamos no primeiro momento a 3ª edição dos Jogos Esportivos (Olimpíadas) para os alunos do Ensino Fundamental, momento em que participaram aproximadamente 10.000 crianças e agora contemplamos os alunos da Educação Infantil,” destacou Jane parabenizando toda a comunidade escolar e professores envolvidos na ação.

De acordo com o prof. Felipe de Almeida Pereira, especialista em Educação Física, técnico referência do Departamento da Coordenadoria Pedagógica que acompanhou toda ação, a Semana de Jogos e Brincadeiras para a Educação Infantil é uma iniciativa importante: “Além de trazer vivências dinâmicas e satisfatórias às crianças dos infantis V e VI, pode proporcionar a elas um contato inicial com atividades direcionadas pelos profissionais de Educação Física da rede municipal”.