Em comemoração aos 459 anos de Itaquaquecetuba, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer terá uma programação diferenciada entre os dias 1º e 28 de setembro. Entre as atividades haverá encontro de skate com grafite, aula de step e jump, corrida de motocross, campeonato de voleibol, inicio das aulas de jiu-jitsu, torneio de handebol, festival de badminton, evento para pessoas com deficiência e desafio de basquete. O palco para as atrações serão: pista de skate, Ginásio de Municipal Sumiyoshi Nakaharada, Praça Padre João Álvares e pista do Morro Branco.

Todos os munícipes estão convidados a participar e acompanhar a programação festiva em celebração ao aniversário da cidade.

A abertura oficial dos eventos esportivos será já no dia 1º (domingo), com o “Encontro de skate com grafite”, que será das 9h às 20h, na Pista de Skate, localizada na Rua Capitão Bonito, número 19, na Vila Virginia. A temática dos grafites será de desenhos animados e ligados ao skate.

Na sexta-feira, dia 6, terá aula de jump e step na Praça Padre João Álvares, a partir das 9h. A programação segue o domingo, dia 8, com a “Corrida de Motocross”, que será realizada com o apoio da Secretaria de Esporte, na pista do Morro Branco.

Este ano, a Secretaria de Esportes traz como novidade o “I Campeonato de Voleibol do Alto Tietê”, que terá a participação dos município vizinhos por meio de uma em parceria com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). A disputa será no dia 14, a partir das 13h, no Ginásio de Esportes.

No dia 15, às 9h, terá início as aulas do recém-lançado “Na Guarda”, projeto em parceria com a Secretaria de Segurança, que oferece aulas gratuitas de jiu jitsu para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 anos, aos finais de semana, no Ginásio.

A programação de aniversário inclui ainda um quadrangular de handebol, com duas disputas marcadas para o dia 17, no Ginásio de Esportes. Serão dois jogos de confraternização, um entre o time masculino de Itaquaquecetuba contra Ferraz de Vasconcelos e outro jogo será entre os times femininos de duas escolas da cidade, E.E. Homero Fernando Milano e E.E. Nemesio Cândido Gomes.

O badminton também ganhou espaço entre as atrações comemorativas, no dia 21, haverá um festival da modalidade no Ginásio, às 8h.

Em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), dia 23, a partir das 8h, no Ginásio, terá atividades voltadas para as pessoas com deficiência atendidas pela Secretaria de Esportes.

O encerramento da programação será no dia 28, às 10h, com desafio de basquete sub 17 infantil, que ocorrerá entre quatro municípios da região. Todos os participantes ganharão troféus e medalhas, assim como nas demais disputas promovidas em comemoração aos 459 anos de Itaquaquecetuba.