A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) realizou na manhã desta segunda-feira (26), com apoio do prefeito Dr. Mamoru Nakashima, a abertura da 4ª Edição dos Jogos Olímpicos do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, no Ginásio Municipal de Esportes de Itaquaquecetuba “Sumiyoshi Nakaharada”. A ação se estenderá até o dia 12 de setembro, com a participação de 28 unidades escolares e aproximadamente 4.000 alunos.

Esteve presente à cerimônia de abertura, o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, o secretário de Esportes, Ronaldo Fernandes Nava, o secretário de Finanças e Saúde, Willian Harada, atletas representantes de todas as unidades escolares participantes, professores, diretores, supervisores de ensino e técnicos do NAFA (Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação).

O secretário de Educação parabenizou os envolvidos na ação, sobretudo os atletas e professores de Educação Física, estes, responsáveis pela preparação das crianças e explicou, na condição também de especialista em Educação Física que, a prática esportiva aplicada de forma correta por técnicos, desde a infância, possibilita benefícios para o resto da vida do praticante.

A 4ª Edição dos Jogos Olímpicos do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba tem por objetivo promover a prática esportiva para as crianças do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, por meio de um torneio esportivo de diversas modalidades entre as escolas e por intermédio deste buscar o trabalho educacional dos fatores motores, cognitivos e sócio afetivos.

As modalidades disputadas pelas crianças estão dividas da seguinte forma: 1° e 2° anos: Boliche (masculino e feminino) e Cabo de guerra (misto); 3° ano: Atletismo (masculino e feminino), Pega Bandeira (misto) e Futbeisebol (misto); 4° e 5°anos: Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino), Queimada (misto), Flagball (misto), Damas (masculino e feminino) e Esgrima.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, o evento já se tornou tradicional na rede. Para o especialista em Educação Física, o professor Felipe de Almeida Pereira, técnico do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Formação e Avaliação, responsável pela organização do evento, pensando nos jogos que ocorreram em edições anteriores este evento agrega muito na construção social das crianças, na construção esportiva e na socialização dos alunos.

O evento foi abrilhantado pela Banda da Guarda Municipal de Itaquaquecetuba, que executou o hino nacional brasileiro, além da apresentação de dança do Balé da Secretaria Municipal de Cultura, com números de balé clássico e de jazz, e o grupo de Dança da Melhor Idade de Itaquaquecetuba.