A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, uma capacitação para os servidores públicos com foco na implantação e manutenção da Arborização Urbana de Itaquaquecetuba. Participaram da atividade, funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos e da Defesa Civil.
O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente, que fica no Parque Ecológico ‘Mário do Canto’. A ação foi promovida em celebração ao Dia da Árvore, que será comemorado neste sábado, dia 21. Além desta, outras ações estão previstas com o objetivo de conscientizar a população na proteção e preservação da biodiversidade, com foco na educação ambiental.
A bióloga Sabrina Bonfim orientou os participantes sobre o processo de plantação e cuidados com as árvores para mantê-las saudáveis, desde o coveamento, adubação, escolha da área de crescimento, formas de plantio, tutoramento, irrigação e tipos de poda.
“A árvore tem vida e todas as vezes que é feito um corte ela precisa de mais energia para se recuperar daquela cicatriz. Por isso é preciso fazer os cortes do jeito certo para não colocar ela em risco ou deixá-la exposta às pragas”, orientou.
Neste sábado, ainda como parte das ações em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente construirá um Jardim de Primavera nas dependências do Parque Ecológico. Na oportunidade serão plantadas árvores e plantas herbáceas que na sua época de floração possam atrair as abelhas. O plantio será realizado às 9h. Haverá também placas informativas para demonstrar a importância das abelhas para a biodiversidade e para a alimentação do ser humano. Próximo ao jardim, onde se encontram árvores já desenvolvidas, serão instaladas iscas de abelhas para que as mesmas possam se abrigar e formar novos ninhos, contribuindo assim para o aumento da população destes insetos, imprescindíveis para o desenvolvimento, preservação e conservação do meio ambiente.
Na quarta-feira, dia 18, jovens e crianças do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morro Branco participaram de uma visita monitorada onde receberam informações sobre a importância das abelhas e das árvores.