Esta semana, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Transportes, entregou uma série de melhorias para a mobilidade de motoristas e pedestres na cidade. As faixas auxiliares da rodovia Alberto Hinoto já estão em operação em um trecho de 1,7 km entre o Jardim Caiuby e a Vila São Carlos para reduzir os congestionamentos entre Itaquá e Arujá.

Também com o intuito de melhorar o trânsito, foi construído um novo acesso para retorno no cruzamento da Alberto Hinoto com a avenida Industrial, na região do Caiuby. Antes, os carros que iam fazer o retorno atravancavam o trânsito porque ficavam parados onde o fluxo tinha que seguir. Agora, há um acesso pela direita que dá fluidez para quem prosseguirá no sentido a Arujá.

Uma novidade para os pedestres é que a passarela que dá acesso ao centro comercial, localizada na Alberto Hinoto, antes da ladeira da rua da Liberdade, foi revitalizada. Quem faz o trajeto a pé, vindo da Vila Japão, ou vice e versa, passa a ter uma opção de passagem mais segura.

A rua Capitão José Leite, no centro, também passou por mudanças. “Antes, os motoristas que trafegavam por ela só tinham a opção de seguir pela avenida Emancipação. Agora, eles também podem descer pela rua Duque de Caxias”, explicou o secretário de Transportes, Rogério Tarento. Esse mesmo cruzamento passou a contar com um semáforo com botoeira para pedestres, que tem a função de avisar que ali existe uma demanda por travessia.

Próximo dali, na rua Maria Guilhermina da Conceição com a Duque de Caxias, onde fica o Cemitério Municipal Central, foi instalado um sensor que é acionado quando o ônibus passa. “Isso vai ajudar a liberar o fluxo para que o ônibus possa cruzar a Duque de Caxias. Se não tem ônibus passando, o fluxo circula normalmente de quem vem da Capitão José Leite e de quem sobe a Duque de Caxias, sentido avenida Emancipação”, acrescentou o secretário.

“Tudo isso faz parte do estudo que a Secretaria de Transportes fez de alternativas para desafogar o trânsito, para que o munícipe tenha mais mobilidade e facilidade de transitar pela nossa cidade”, declarou o prefeito Eduardo Boigues.