Evento reunirá forças de segurança e a comunidade para dar diretrizes de como agir em situações de desastre

A Defesa Civil de Itaquaquecetuba vai promover nesta sexta-feira (21), a partir das 9h, no bairro Cidade Nova Louzada, o 1º Simulado de Emergência com a participação da comunidade, da prefeitura, Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil estadual, Ecopistas, Sabesp, EDP e SAMU. O objetivo é dar diretrizes para casos de desastres naturais comuns durante as fortes chuvas de verão.

Para o exercício, será simulado um caso de deslizamento de terra. Uma equipe técnica foi montada, bem como o plano de treinamento para socorro à vítima, monitoramento in loco e suporte assistencial para avaliar, em tempo real, o que pode e deve ser feito durante uma situação de emergência, assim como preparar a comunidade para desastres a partir de um cenário de risco.

“Simulados são importantes tanto para as equipes da Defesa Civil como para órgãos públicos porque garantem amparo à comunidade e fortalecem a relação entre eles. Nosso foco é integrar e articular o resgate com vítimas em casos de emergência”, comentou o coordenador da Defesa Civil municipal, Anderson Marchiori. O evento será no cruzamento da rua Andirá com a Águas Formosas.

Durantes as duas reuniões para organizar o simulado, a escolha do local foi considerada como ponto importante, uma vez que é efetivamente uma área de risco. “Esses eventos naturais podem ser previstos pela meteorologia, mas nem sempre em tempo hábil, por isso manter ações traçadas pode salvar vidas, que é o nosso maior objetivo”, ponderou o prefeito Eduardo Boigues.

Os motoristas devem ficar atentos, pois ocorrerá um desvio no trânsito das 7h às 14h na sexta. As ruas Agudos do Sul e Andirá terão interdição total, enquanto a rua Águas Formosas e a avenida Turmalina serão parcialmente interditadas. A opção para quem precisar acessar as vias será pela rua Adamantina, seguindo pela estrada do Ribeiro.