Encontro reuniu cerca de 30 pessoas

A Prefeitura de Itaquaquecetuba promoveu mais uma reunião da Rede de Proteção à Vida (RPV). A iniciativa é voltada para a criação de estratégias de combate e prevenção ao suicídio.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal e reuniu cerca de 30 pessoas entre representantes do poder público, instituições de ensino, projetos sociais e sociedade civil.

A escolha do local foi simbólica e estratégica, já que o espaço é um elo de escuta da população. Essa foi a primeira reunião aberta ao público e a sexta do grupo. A expectativa é que novos encontros ocorram de forma descentralizada.

Na ocasião, foram debatidos assuntos como prevenção, rede de contatos, métodos e tratativas relacionadas ao suicídio. Também foi feita a distribuição de atribuições para o planejamento das próximas atividades.

“É muito simbólico estarmos aqui na Câmara, onde a população costuma vir para acompanhar as sessões e trazer suas reivindicações. Estamos de prontidão para ouvir e falar sobre saúde mental”, destacou o secretário de Turismo, Douglas Freire.

A rede envolve as secretarias de Turismo, Governo, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Mulher, além das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Câmara Municipal, Centro Universitário Eniac e UNG.

O prefeito Eduardo Boigues reforçou o compromisso da gestão com o tema. “Ninguém deseja que a saída para os problemas seja causar ainda mais dor e sofrimento, por isso a RPV se faz ainda mais necessária”, completou.