Desde o ano passado, a Secretaria de Turismo de Itaquaquecetuba arquitetou junto a empresas privadas a vinda de eventos importantes para o município sem usar um centavo de dinheiro público. Entre 2021 e este ano, aconteceram na cidade os festivais do Torresmo e da Costela, outros dois eventos musicais e a Festa do Peão de Boiadeiro.

“Itaquaquecetuba gosta de festa e é importante explorarmos o potencial turístico da cidade. Como a conta não fecharia se fosse tudo bancado pela prefeitura, a parceria público-privada é uma opção muito viável”, explicou o secretário de Turismo, Douglas Freire.

Os festivais do Torresmo, realizado em setembro do ano passado, e da Costela, no mês seguinte, proporcionaram shows de bandas covers de rock, como Queen, Beatles e Charlie Brown Jr, com diversos food trucks à disposição pelo Parque Ecológico.

Outro evento musical ocorreu no estacionamento do Itaquá Garden Shopping em março deste ano, com apresentações de Gloria Groove, Felipe Araújo e Turma do Pagode. No fim de abril e começo de maio, trouxe como destaque Sampa Crew e Katinguelê ao Parque Ecológico.

Em junho deste ano, o Turismo também organizou, com o suporte de outras secretarias e instituições de ensino, o I Seminário Preparatório da Feira Literária 2023 com palestras, música, dança, teatro e tendas expositivas na Fatec do município. A proposta foi aproximar o público da construção da primeira Feira Literária de Itaquá, prevista para o ano que vem.

Já o Rodeio 2022 promoveu cinco dias de festa ao lado do Itaquá Garden Shopping para comemorar o aniversário de 462 anos da cidade com shows de Matheus e Kauan, Raça Negra, Zé Vaqueiro, Thiaguinho e Os Barões da Pisadinha.

“Sabemos que saúde, educação, segurança e transporte são importantes, mas também precisamos de momentos de lazer. Depois de quase dois anos de pandemia, está na hora de pensar em como vamos trazer mais cultura e alegria para a cidade sem comprometer os cofres públicos”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.