Ouvir notícia:
…
Evento acontece até sexta (24) e reúne educadores e especialistas
Itaquaquecetuba iniciou a Jornada Pedagógica 2025, um dos principais eventos de formação promovidos pela Secretaria de Educação. Com o tema “Leitura nas Infâncias”, a programação se estende até sexta-feira (24) e reúne especialistas de destaque nas áreas de educação, literatura, psicologia e artes para fortalecer o trabalho pedagógico e ampliar o repertório dos educadores.
O evento acontece no auditório da secretaria (avenida Jundiaí, 331 – Vila Monte Belo), das 19h às 22h, e é voltado aos profissionais da educação infantil e fundamental. A abertura, na quarta (22), foi marcada pela palestra “Leitura como instrumento de transformação social”, com Jussara Santos, referência nacional em educação antirracista. Ela é em doutora em educação pela UFSCar e mestre pela PUC-SP.
“A Jornada Pedagógica é um espaço essencial para que os educadores possam refletir, trocar experiências e se atualizar sobre práticas que impactam nas salas de aula. Discutir a leitura nas infâncias é discutir o futuro da educação”, ressaltou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Nesta quinta (23), a programação segue com a mesa redonda “Leitura e escrita: a importância da leitura nas diferentes infâncias”, com Filipe Macedo, o “Passarinho”, escritor, contador de histórias e produtor audiovisual, e Silvia Carvalho, mestre em psicologia da educação pela PUC-SP e fundadora do Instituto Avisa Lá.
O encerramento, na sexta (24), traz a mesa “A leitura nas infâncias”, com Renato Gama, musicoterapeuta, compositor, escritor e diretor de teatro, cofundador da plataforma Sá Menina e do Centro Cultural Viela em Dia de Lua, e Elaine Vidal, doutora em psicologia e educação pela USP e membro da Associação Brasileira de Alfabetização.
“Investir na formação dos professores é investir na transformação da cidade. A leitura é a base de todo o aprendizado e quando fortalecemos essa prática desde a infância, estamos construindo um futuro melhor para Itaquá”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.


















