A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Formação e Avaliação (NAFA), iniciou no dia 5 deste mês o Módulo II de Formação Continuada para os professores da Educação Infantil. A ação ocorre no Casarão Espaço Educacional localizado no Parque Ecológico Municipal “Mário do Canto” e, simultaneamente, no Auditório da Semecti durante todo o mês de agosto e até 3 de setembro. O objetivo das formações é subsidiar a ação dos professores e a implementação da Proposta Curricular Municipal. Neste módulo, vão ser tratados os seguintes assuntos: Campo de Experiência Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
De acordo com a equipe técnica de professoras formadoras do NAFA, todos os professores da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino e profissionais das Creches Subvencionadas serão contemplados com a formação em grupos presenciais, em quantidade suficiente para favorecer as discussões e as atividades propostas pelas formadoras. Durante os encontros são apresentadas reflexões sobre a aprendizagem das crianças nesta faixa etária (0 a 5 anos e 11 meses) dos conhecimentos contemplados no campo de experiência estudado. Em seguida é proposta a elaboração de uma sequência didática pautada em experiências aplicáveis em sala de aula. Após a socialização das sequências, são apresentadas diversas opções didáticas de atividades. As ações são finalizadas com explanação sobre os gráficos obtidos a partir do questionário (com base nos Indicadores de Qualidade) respondido pelos professores no Módulo I.
De acordo com o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, a Semecti tem se destacado na região do Alto Tietê por possibilitar a formação continuada para todos os docentes em horário de trabalho e, neste ano, trabalhando as temáticas da Proposta Municipal Curricular, aliadas às orientações da nova Base Nacional Comum curricular (BNCC).